Edições Anteriores

O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (DEP) da UFV e Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção (DAEP) desde 2005 e alcançou notoriedade em todo o estado ao longo das nove edições anteriores, tornando-se um dos principais eventos acadêmico-científicos da área em Minas Gerais. Sua grande repercussão se deve principalmente à atualidade e pertinência dos assuntos que aborda.

As palestras e minicursos priorizaram temas relacionados a tecnologias de gestão e à inovação alinhada ao crescimento econômico, orientando os futuros engenheiros de produção como diferenciar-se no mercado de trabalho.

O IX SAEPRO, que foi realizado nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2014, teve como tema “Gerenciar, conectar e relacionar: Agregando valor aos produtos por meio da cadeia de suprimentos”.  O tema escolhido pelo IX SAEPRO buscou levantar questões importantes sobre os fornecedores que atendem as necessidades das empresas durante a criação e desenvolvimento dos seus produtos. A cadeia de suprimentos, hoje, é um importante fator para a tomada de decisão das organizações atuais, já que a análise da logística e das informações referentes a toda cadeia podem afetar fortemente os objetivos de uma empresa, tanto positiva quanto negativamente.

Assim sendo, o IX SAEPRO visou a discussão ampla deste tema, tentando associá-lo ao momento em que vive o mercado de trabalho e as empresas nos dias de hoje, para que o evento fosse relevante para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios e exigências que fazem parte do cotidiano, desenvolvendo um pensamento crítico sobre o tema em questão. Além disso, devido à atualidade do assunto, o simpósio se mostrou conectado as tendências da engenharia de produção moderna, sendo uma ampla fonte de conhecimento extraclasse para graduandos e demais interessados nesta discussão.

O VIII SAEPRO, realizado em 2013, teve como tema “Desenvolvimento sustentável, competitividade e crescimento econômico: Desafios da Engenharia de Produção” e buscou abordar a questão ambiental no dia-a-dia do engenheiro de produção, relacionando-a com as questões sociais e econômicas. O tema se tornou ainda mais pertinente, devido a sua proximidade cronológica com eventos mundiais e nacionais que destacaram o mesmo tema, como a Rio +20 (Reunião dos países das Nações Unidas 20 anos após a Rio 92 para discutir os rumos do desenvolvimento sustentável no mundo) e o XXXII ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO).

Com o intuito de despertar nos futuros engenheiros de produção uma consciência crítica a respeito da importância das tecnologias de gestão, o VII SAEPRO trouxe como tema “O papel das tecnologias de gestão na construção de um Brasil inovador”. O Simpósio aconteceu entre os dias 08 e 10 de setembro de 2011, no Auditório do Departamento da Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa (DER/UFV) e contou com mais de 200 participantes, dentre inscritos, professores e profissionais dos setores produtivos e de serviços, ligados à Engenharia de Produção.

O simpósio alcançou notoriedade em todo o estado ao longo das nove edições, tornando-se um dos principais eventos acadêmico-científicos da área em Minas Gerais. Sua grande repercussão se deve principalmente à atualidade e pertinência dos assuntos que aborda.

Endereço

Universidade Federal de Viçosa
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica – DEP
Curso de Engenharia de Produção

Avenida Prof. Peter Henry Rolfs, s/n – Campus Universitário
CEP: 36570-900 – Viçosa – MG
Fone: (31) 3899 4097 / Fax: (31) 3899 4088

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress